Ingleses ganha novas passarelas de acesso à praia na região das Gaivotas

27 de novembro de 2018

A temporada de verão vai começar com uma novidade para os moradores de Ingleses. Uma passarela será construída na altura da Rua das Gaivotas, entre a via e a faixa de areia, para melhorar o acesso à praia. O projeto é de autoria do arquiteto Júlio de David e faz parte de um projeto de compensação do empreendimento Gaivotas Garden Beach que é realizado em parceria com Vilmar Campana. Ao todo, serão três passarelas, e uma delas estará pronta para o verão de 2019.

A ação é decorrente de um termo de compromisso assinado entre os responsáveis pelo empreendimento e a Prefeitura de Florianópolis, após a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) elaborado como medida de avaliação da instalação do condomínio e quais obras no entorno poderiam ser feitas para melhorar a região.

A preocupação em melhorar a acessibilidade da praia foi tema discutido pelo escritório juntamente com o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF). O mesmo disponibilizou o padrão da passarela ambiental modular, levando em consideração a padronização dos acessos e adequação para a realidade local.

O início da execução da primeira passarela está prevista para novembro e sua finalização até dezembro deste ano, para que possa assim estar em uso durante a temporada.

A liberação ambiental para a construção ficou um ano parada dentro da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), órgão responsável em conceder a licença de instalação. Após isso, ainda foi necessária a liberação junto a outros dois departamentos dentro da prefeitura. O atraso nas liberações públicas faz com que apenas uma das passarelas seja instalada agora, já que é impossível fazer obras ao longo do verão para construir as demais que serão feitas a partir de 2019, após a temporada.

No final do ano passado, voluntariamente o arquiteto Júlio de David revitalizou três postos fixos que são usados pelos guarda-vidas e construiu outros quatro postos avançados na Praia dos Ingleses, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Florianópolis. Com isso a intenção é ir proporcionando melhor qualidade não apenas no entorno do empreendimento, mas também propiciar uma revitalização ao bairro.

Até então, os guarda-vidas usavam cadeirões de observação, sem qualquer tipo de estrutura para que eles permanecessem por mais horas no mesmo ponto junto ao mar.

Confira o projeto das passarelas

Fonte: Emanuel Soares
Jornal Conexão Comunidade

NOTÍCIAS


17 jun

Assembleia da Cooperativa de Construção de Edifícios Gaivotas Garden Beach – 2019