Sistema de aproveitamento de água da chuva

12 de novembro de 2018

A crescente preocupação em relação à conservação dos recursos naturais tem dado grande ênfase ao conceito sustentável nas habitações, isto é, habitações capazes de autonomia energética e com recursos que diminuem o uso dos sistemas públicos. Diante de várias soluções, assume destaque o aproveitamento de água da chuva, tanto pelas vantagens econômicas e ambientais que apresenta, mas também pela simplicidade da sua implantação.

A Câmara Municipal de Florianópolis aprovou no dia 1º de fevereiro de 2016 projeto de lei complementar nº 1.231/2013, passando a ser exigido a instalação do sistema de aproveitamento de água da chuva para áreas construídas acima de 200m², conforme Lei Complementar n° 561/2016 que foi inserida no Código de Obras e Edificações da cidade (Lei complementar N° 060/2000). A lei exige que as construções unifamiliares, multifamiliares, residenciais ou comerciais ou de uso misto, possua o sistema de captação, armazenamento e utilização de águas pluviais, submetendo-se a tratamento sanitário com o fim de torná-las próprias para a utilização em atividades que não exijam sua potabilidade, tais como, rega de jardins e hortas, lavagens de roupas, veículos, vidros, calçadas e pisos. Esse sistema passa então a ser analisado e cobrado pela vigilância sanitária, órgão esse que viabiliza a construção da parte sanitária das edificações, e que segue como base as normas da ABNT.

A utilização de água da chuva substitui o uso da água potável onde a qualidade desta não é necessária, e também a retirada desta, diminuindo a quantidade de volume de água pluvial que é lançado na rede pública de drenagem, funcionando também como uma medida não estrutural de drenagem urbana.

Esta já é uma realidade para todas as obras públicas e privadas, financiadas ou incentivadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, regida pelo Decreto 099, de 1º de março de 2007.
O escritório do Júlio de David Arquiteto já implementa esta medida antes mesmo da lei entrar em vigor, buscando alternativas mais eficientes para todos os empreendimentos e garantindo eficácia do sistema.
imagem 02

Últimas Noticias


360 final

Apartamentos Loft

10 de novembro de 2018

Apartamentos Garden

8 de novembro de 2018

LOGO GAIVOTAS_final

GAIVOTAS GARDEN BEACH

29 de abril de 2015

Residencial Trier

29 de setembro de 2014

NOTÍCIAS


12 nov

Sistema de aproveitamento de água da chuva